EDUCADORES

05 dezembro, 2017

Gestão e Mudanças


 Olá, gente...


Em determinado momento, qualquer que seja a instituição, pública ou privada, exigirá dos seus funcionários ou colaboradores ações e atitudes inovadoras que produzam as mudanças necessárias ou muitas vezes, sonhadas, por que não?

Entretanto, o campo das ideias é sempre mais fértil que o campo das ações. É exatamente no espaço que fica entre a ideia e ação se faz necessária a presença e influência da gestão.

Ao gestor cabe a difícil tarefa de inspirar e mobilizar a equipe, envolvendo as análises, reflexões e contextualização dos objetivos do trabalho, visando reduzir a distância ideia-ação, criando o espaço ideal para as mudanças necessárias.

Embora seja tarefa difícil, porém não impossível, exige do gestor muito estudo e conhecimento para que os desejos sejam canalizados para a produtividade da equipe sem esquecer-se de considerar a resistência das pessoas às mudanças.

Para isso, alguns princípios devem ser analisados pelo gestor interessado no assunto, tais como:

1- Visão:
Ter clareza do problema e desenvolver conhecimentos a respeito dos dados, dos indicadores relevantes sobre o problema e das mudanças a serem planejadas e implementadas para chegar onde se pretende.

2- Habilidades
Munir-se de condições técnicas para criar uma equipe que dê conta de elaborar e implementar um projeto e um plano dotado de todas as etapas necessárias às mudanças pretendidas.

3- Incentivos
Processos complexos de mudanças requerem incentivos adequados. É necessário motivar todos que estão envolvidos e que poderão influenciar no ritmo do processo de mudança. Promover um ambiente incentivador é característica dos grandes lideres. A falta de incentivos provoca lentidão da mudança.

4 - Recursos
Toda mudança exige recursos. Caso contrário corre-se o risco de ficar no campo das ideias. Os recursos podem ser humanos, tecnológicos ou financeiros. “De nada adianta termos visão do que queremos, termos as habilidades necessárias para promover as mudanças, estarmos altamente incentivados, mas nos faltarem os recursos necessários. Entrar em processo de mudança sem ter os recursos necessários gera frustração e impede o alcance do objetivo.”

5- Plano de Ações
Se pequenas mudanças exigem minimamente um plano, as mudanças mais complexas exigem um Planejamento mais cuidadoso, bem elaborado e bem executado. Um Plano de Ações implica em detalhar todas as fases da mudança, elaborar um cronograma, estabelecer metas mensuráveis, acompanhamento e avaliação. Sem um bom plano, corre-se o risco de desperdiçar tempo e não chegar a lugar nenhum.

RESUMO:

1-VISÃO + HABILIDADES + INCENTIVOS + RECURSOS + PLANO DE AÇÕES = MUDANÇA

2-FALTA DE VISÃO+ HABILIDADES + INCENTIVOS + RECURSOS + PLANO DE AÇÕES = CONFUSÃO.

3-VISÃO + FALTA DE HABILIDADES + INCENTIVOS + RECURSOS + PLANO DE AÇÕES = ANSIEDADE

4-VISÃO + HABILIDADES + FALTA DE INCENTIVOS + RECURSOS + PLANO DE AÇÕES = LENTIDÃO

5-VISÃO + HABILIDADES + INCENTIVOS + FALTA DE RECURSOS + PLANO DE AÇÕES = FRUSTRAÇÃO

6-VISÃO + HABILIDADES + INCENTIVOS + RECURSOS + FALTA DE PLANO  DE AÇÕES = FALSO COMEÇO

Tem mais alguma contribuição? Compartilhe!
Deixe seus comentários.


Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários! Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...